quinta-feira, 20 de julho de 2017
VIDEOAULA 2: COMO DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS
Eixos: Metodologias de Aprendizagem - Avaliação - Ambientes de Aprendizagem - Currículo
terça-feira, 18 de julho de 2017
VIDEOAULA 1 - ESTRUTURA DO CURRÍCULO
ESTRUTURA DO CURRÍCULO INTEGRADO E POR COMPETÊNCIAS: como construir?
segunda-feira, 17 de julho de 2017
Visita à Escola Projeto Âncora - 05/07
No caminhar é sempre bom parar...observar...refletir...descansar!
O sentimento é de que descansar sim! Para Jamais.
Então, continuar a jornada!. Foi assim que colocamos o MAES em STAND BY em 05/07/2017!
11º semana MAES - 26/06 a 29/06
Segunda semana de INDIVIDUALIZAÇÃO!
Os encontros foram reservados para orientações individuais e os professores-cursistas reservaram momentos para o Planejamento diário, autoavaliação quanto à aprendizagem desenvolvida e as que ainda deveria ser desenvolvida, mediante pintura individual dos níveis de autoavaliação da Planilha de competências:
Os encontros foram reservados para orientações individuais e os professores-cursistas reservaram momentos para o Planejamento diário, autoavaliação quanto à aprendizagem desenvolvida e as que ainda deveria ser desenvolvida, mediante pintura individual dos níveis de autoavaliação da Planilha de competências:
10º semana MAES - 19/06 a 22/06
INDIVIDUALIZAÇÃO!
A décima semana do MAES foi marcada por mudanças metodológicas. A equipe foi desafiada a iniciar a vivência do currículo por competências e centrado na aprendizagem. Para isso, optou-se pela adoção (e adequação) do modelo educacional do Projeto Escola Âncora, que adota metodologias de aprendizagem baseada em projetos. Assim, continua-se com a adoção de Metodologias Ativas, no entanto, passamos de metodologias de aprendizagem baseada em Problemas (ABProb) para metodologias de aprendizagem baseada em projetos (ABProj).
No modelo de metodologia ativa baseada em problemas, predomina a preparação de oficinas pela equipe de formadores, que acompanha o desenvolvimento das atividades e são atentos às competências em desenvolvimento, conforme detalhamento no plano de aula:
No modelo de metodologia ativa baseada em projeto, construiu-se uma planilha em que as competências foram colocadas em destaque a partir de autoavaliação diária, os professores-cursistas passaram a preparar roteiros de estudo para desenvolver suas competência, aprendizagem, sempre com o auxílio de um mediador.
A décima semana do MAES foi marcada por mudanças metodológicas. A equipe foi desafiada a iniciar a vivência do currículo por competências e centrado na aprendizagem. Para isso, optou-se pela adoção (e adequação) do modelo educacional do Projeto Escola Âncora, que adota metodologias de aprendizagem baseada em projetos. Assim, continua-se com a adoção de Metodologias Ativas, no entanto, passamos de metodologias de aprendizagem baseada em Problemas (ABProb) para metodologias de aprendizagem baseada em projetos (ABProj).
No modelo de metodologia ativa baseada em problemas, predomina a preparação de oficinas pela equipe de formadores, que acompanha o desenvolvimento das atividades e são atentos às competências em desenvolvimento, conforme detalhamento no plano de aula:
No modelo de metodologia ativa baseada em projeto, construiu-se uma planilha em que as competências foram colocadas em destaque a partir de autoavaliação diária, os professores-cursistas passaram a preparar roteiros de estudo para desenvolver suas competência, aprendizagem, sempre com o auxílio de um mediador.
Assinar:
Postagens (Atom)
Currículo Integrado e por Competências - MAES Vespertino (26/09/2017)
... E assim encerramos a segunda fase do MAES! Sabe quem garantiu o brilho do encerramento? Formadores e Formandos. Em uma din...

-
Eixos: Metodologias de Aprendizagem - Avaliação - Ambientes de Aprendizagem - Currículo
-
A semana foi de compartilhamento e aprendizagem colaborativa. Os GDs noturno apresentaram e exercitaram a dinâmica do KISS (Keep It Short ...
-
Metodologias ativas para realizar transformações progressivas e profundas no currículo (Moran, José) O que é Currículo ???? ...