INDIVIDUALIZAÇÃO!
A décima semana do MAES foi marcada por mudanças metodológicas. A equipe foi desafiada a iniciar a vivência do currículo por competências e centrado na aprendizagem. Para isso, optou-se pela adoção (e adequação) do modelo educacional do Projeto Escola Âncora, que adota metodologias de aprendizagem baseada em projetos. Assim, continua-se com a adoção de Metodologias Ativas, no entanto, passamos de metodologias de aprendizagem baseada em Problemas (ABProb) para metodologias de aprendizagem baseada em projetos (ABProj).
No modelo de metodologia ativa baseada em problemas, predomina a preparação de oficinas pela equipe de formadores, que acompanha o desenvolvimento das atividades e são atentos às competências em desenvolvimento, conforme detalhamento no plano de aula:
No modelo de metodologia ativa baseada em projeto, construiu-se uma planilha em que as competências foram colocadas em destaque a partir de autoavaliação diária, os professores-cursistas passaram a preparar roteiros de estudo para desenvolver suas competência, aprendizagem, sempre com o auxílio de um mediador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Currículo Integrado e por Competências - MAES Vespertino (26/09/2017)
... E assim encerramos a segunda fase do MAES! Sabe quem garantiu o brilho do encerramento? Formadores e Formandos. Em uma din...

-
Segunda semana de INDIVIDUALIZAÇÃO! Os encontros foram reservados para orientações individuais e os professores-cursistas reservaram momen...
-
Eixos: Metodologias de Aprendizagem - Avaliação - Ambientes de Aprendizagem - Currículo
-
A semana foi de compartilhamento e aprendizagem colaborativa. Os GDs noturno apresentaram e exercitaram a dinâmica do KISS (Keep It Short ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário